Pesquisar este blog

sábado, 18 de outubro de 2008

Auto-diagnóstico em psicologia?



As doenças psiquiátricas para entender:

Depressão maior: caracterizada por episódios em que o paciente se sente melancólico ou vazio quase todos os dias; perde o interesse ou o prazer em hobbies e atividades; apresenta alterações no apetite, no peso, nos níveis de energia ou nos padrões de sono; ou tem pensamentos de morte ou suicídio.

Distimia: similar à depressão maior, mas os sintomas são menos graves e mais crônicos; melancolia ou vazio na maioria dos dias, durante pelo menos dois anos; outros sintomas incluem baixa auto-estima, fadiga e dificuldade de concentração.

Bipolar I: episódios de humor anormalmente exaltado ou irritável, durante os quais o paciente experimenta uma auto-estima inflada, precisa de menos sono, fala mais que o usual, ou dedica-se exageradamente a atividades prazerosas, mas insensatas; esses períodos maníacos podem se alternar com episódios depressivos.

Bipolar II: episódios depressivos alternados com períodos maníacos menos graves, que não prejudicam de forma marcante o comportamento nem exigem hospitalização.

Fobia específica: medo excessivo ou pouco razoável de um objeto ou situação específico, como viajar de avião, altura, animais, tomar injeção ou de ver sangue; a exposição ao estímulo pode provocar um ataque de pânico (palpitações, transpiração, tremores, falta de ar, etc)

Agorafobia: ansiedade vinculada a qualquer lugar ou situação da qual pode ser difícil sair; os temores típicos incluem estar sozinho fora de casa, permanecer em meio a uma multidão, atravessar uma ponte ou viajar de ônibus, trem ou automóvel.

Transtorno do estresse pós-traumático: o paciente volta a experimentar, de forma constante, um evento por meio de lembranças aflitivas, sonhos recorrentes ou reações intensas a tudo que simbolize ou se assemelhe ao evento.

Esquizofrenia: caracterizada por delírios, alucinações, discurso desorganizado, respostas emocionais inadequadas ou abruptas, perda de motivação e déficit cognitivo.

Transtorno esquizofreniforme: similar à esquizofrenia, mas os sintomas duram menos de seis meses e podem não ser graves o bastante para prejudicar o comportamento social ou ocupacional.

Nenhum comentário: