Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Psicossomática




A expressão medicina psicossomática, em sentido restrito, significa arte e ciência de curar as doenças psicossomáticas, isto é, aquelas doenças produzidas por influência psíquica.

Psicossomática é uma palavra composta pelos vocábulos psico (relativo à psique) e somática (pertencente ao soma ou corpo) comumente usada para expressar a influência recíproca entre a psique e o corpo e entre o corpo e a psique..

O termo psicossomática foi usado pela primeira vez em 1922, em publicação alemã, mas somente na década de trinta foi empregado pela Dra. Dunbar e divulgado na língua inglesa.

Psique, alma, mente ou função anímica, é uma forma de atividade do indivíduo na sua relação com o meio ambiente.

No estudo da psicologia e da psicanálise, o termo alma não deve ser tomado no sentido religioso, mas compreendido como um conceito psicológico. Psique ou alma na teoria freudiana significa relativo à mente em sua totalidade: inconsciente, pré-consciente e consciente.

As atividades do indivíduo são geralmente classificadas em atividades físicas e psíquicas. Entretanto, devemos compreender que nenhuma delas deve concebida separadamente, pois a ocorrência de uma acarreta a manifestação da outra, estabelecendo assim, o processo de interação psicossomática.

Ao dividirmos as funções humanas em físicas e psíquicas, na realidade estamos estabelecendo uma distinção artificial. Você é, na realidade um ser íntegro, funcionando como um todo. Qualquer resposta mental, seja ela reação emocional ou atividade intelectual, faz parte e é parcela de um processo físico. Analogamente, todo o estado físico - seja de bem estar ou de padecimento - tem componentes emocionais.

A pessoa deve ser compreendida como um ser total, indivisível, e não dividida em mente e corpo. A pessoa é um ser humano, um corpo vivo, um conjunto de órgãos, tecidos e células, ordenadamente estruturados e dinamizado por várias funções orgânicas e psíquicas, isto é, pela vida.

Em uma pessoa não existem partes, mas elementos de um conjunto, como também não existem funções isoladas, mas funções interdependentes. Conseqüentemente, cada órgão executa a sua função mantendo-se uma interdependência com as funções de outros órgãos e com a função mental, dentro de uma escala de valores nessa influência recíproca.

Por exemplo, a circulação mantém uma certa subordinação com a função respiratória, com a função glandular, com a função locomotora, etc., e também com a função psíquica. Uma respiração deficiente altera a concentração de oxigênio no sangue e além de outras conseqüências, pode perturbar a função mental, como perda da capacidade de crítica, mal-estar, etc.

Em contrapartida, quando um indivíduo está sob tensão emocional, a química do corpo sofre alterações, assim como o fluxo sangüíneo e a pressão; o processo de digestão torna-se alterado e também a respiração e outras atividades orgânicas; além de predispor o organismo às doenças.

Esse caracter de unidade psicossomática é mantido pelo sistema nervoso através de sua ação de integração e coordenação de todas as atividades fisiológicas e psicológicas..

Todo sintoma especial não pode ser considerado como produzido por uma lesão ou doença orgânica particular, mas como a manifestação de todo o organismo. O organismo comporta-se sempre como um todo unificado e não como uma série de partes diferenciadas. O corpo e a mente não constituem entidades separadas, e a mente não consiste em elementos ou faculdades isoladas. O que acontece em uma parte afeta o todo.

Pacheco e Silva informa a seguinte definição proposta por Cristian: "Medicina Psicossomática é o capítulo da Medicina concernente aos mecanismos emocionais e físicos, que atuam sobre os processos mórbidos do paciente, cuidando sobretudo da influência que cada um desses fatores exercem um sobre o outro e ainda sobre o indivíduo, considerado como um todo".

A essa nova maneira de considerar o homem, que se vem impondo em quase todos os países deu-se primeiro o nome de medicina psicossomática e, depois, preferentemente o de Medicina Antropológica, Holística ou integral para se evitar suponha-se ainda aceitar um soma e uma psíque separados no ser humano, mesmo admitindo uma recíproca interferência entre ambos.

Nenhum comentário: