Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Observações sobre a Dengue: um refresquinho para a memória!


Transmissão:
A doença é transmitida ao homem pelo sangue, através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminado com um dos quatro subtipos de vírus da dengue.

Prevenção:
Como ainda não há vacina, a melhor forma é afastar o mosquito, que se reproduz em água limpa e parada. Para isto, deve-se cobrir caixas-d´água e piscinas, esvaziar pneus e não deixar acumular água em vasos de plantas.

Sintomas:
Os sintomas da dengue clássica se parecem com os de uma gripe: dor no corpo, na cabeça, nas articulações e olhos, além de febre. Raramente há óbito nesta forma da doença. Já a hemorrágica, junte-se aos sintomas acima possíveis sangramentos, que podem levar a óbito.

Tratamentos:
Repouso, reposição de líquidos e medicamentos para alívio dos sintomas. A procura por um médico é essencial desde o aparecimento dos primeiros sintomas.


A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que até 100 milhões de pessoas se infectam anualmente. No Brasil, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) teve registros de 93.463 casos entre janeiro e setembro de 2004, contra 329.844 no mesmo período no ano anterior. O estado com maior número de casos foi Minas Gerais, com 19.225.

3 comentários:

jonataan disse...

muitooooooo bom otimo tirei a te nota 10 no trabalho

Leticia disse...

Muito bom otimo fiz um trabalho agora e ficou exelente

Clara disse...

Muito bom tireii dez no trabalhoo!!!!!!!!