Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Câncer de Mama



O câncer de mama é o tumor maligno mais freqüente na mulher. No Brasil os óbitos por câncer de mama representam 16% da mortalidade por neoplasia maligna entre as mulheres. No Rio Grande do Sul e no Sudeste é considerada a maior causa de morte por neoplasia.

O risco de câncer de mama relaciona-se à herança familiar, como história de câncer de mama na família, principalmente de parentes em primeiro grau e tumores em ambas as mamas. Entre os fatores hormonais estão a primeira menstruação precoce, primeira gravidez tardia, menopausa tardia, ausência de gestações e anovulação.

O quadro clínico varia de pacientes assintomáticas àquelas com nódulo (caroço) palpável na mama, secreção mamilar sanguinolenta, deformidades no formato da mama por retrações de pele, alterações da cor da pele ou até ulcerações da mesma em casos mais graves.

O rastreamento de câncer de mama, idealmente, inclui o exame clínico e a mamografia.

O diagnóstico precoce em mamas aparentemente normais pela mamografia, faz dela um importante método diagnóstico.

O diagnóstico pode ser feito pelo exame clínico. A mamografia permite ao médico detectar a doença em casos iniciais onde ainda não se consegue palpar anormalidades. Junto com a mamografia, pode-se empregar a ecografia mamária, a punção aspirativa e/ou a biópsia do tumor.

O tratamento do câncer de mama geralmente é feito com cirurgia associada com radioterapia e/ou quimioterapia e/ou hormonioterapia, dependendo do tamanho e do tipo do tumor e da idade da paciente.

Nenhum comentário: