Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

AMBLIOPIA



É uma diminuição da acuidade visual (visão) uni ou bilateral, onde não se encontra lesão ocular ao exame oftalmológico, que aparece em decorrência de obstáculos ao desenvolvimento da visão.

Acontece dentro dos seis primeiros anos de vida e é reversível quando tratada em tempo hábil. As causas mais freqüentes são: estrabismo ("vesgo") e erro de refração (altos graus ou diferenças importantes de grau entre os olhos).

Os dois primeiros anos de vida são os de maior plasticidade sensorial, isto é, dentro desse período a criança rapidamente perde visão quando surge algum problema, bem como recupera prontamente com o tratamento.

Também as chances de recidivas da queda de visão são menores quando o tratamento é feito nesse período.

Como estrabismos de pequeno ângulo bem como diferenças de grau podem passar desapercebidas aos pais e ao médico não especialista, a prevenção da ambliopia definitiva está no exame oftalmológico de todas as crianças antes dos dois anos de idade.

O tratamento clássico da ambliopia é a oclusão do olho de melhor visão, sendo que as ambliopias não tratadas até seis anos de idade são consideradas irreversíveis. O tempo de oclusão depende da intensidade e da idade do paciente. Estudos experimentais, empregando levodopa e oclusão tem mostrado resultados promissores na melhorara da acuidade visual em determinados pacientes com ambliopias consideradas irreversíveis.

2 comentários:

Anônimo disse...

ola Dr tenho ambliopia e não fiz tratamento quyando criança agora aos 25 anos gostaria de saber se tem algo que posso fazer? vi no seu post algo ref ao levodopa aonde consigo esse tratamento? desde ja agradeço pelo blog e aguardo ctt
natanaeldorta@ig.com.br

Carlos Alberto Rey disse...

Estudos experimentais, empregando levodopa e oclusão tem mostrado resultados promissores na melhorara da acuidade visual em determinados pacientes com ambliopias consideradas irreversíveis. => Para isso, seria adequado procurar um especialista em neuro-oftalmologia para tentar o tratamento.