Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Corpo sadio em mente sadia!


Quem não quer ter um corpinho desses de manequim, que aparecem em outdoors ou anúncios de revista? Claro que os especialistas em propaganda escolhem "a dedo" as pessoas, os profissionais, que irão aparecer nas imagens que anunciarão determinado produto.

Mas isso acabou criando um ideal para a maioria das pessoas, particularmente entre os mais jovens, que têm dentro de suas propostas, possuir um corpo bem definido e bem delineado, para que sejam admirados e para que possam "conquistar" outras pessoas com maior facilidade, ou, ainda, para que tenham algo semelhante com uma melhor auto-estima.

Por isso, a busca por recursos que facilitem adquirir tal "corpinho", particularmente entre os rapazes, leva-os a partirem para uma proposta perigosa: o uso de anaboliantes ou substâncias que facilitem o ganho de massa muscular, dando-lhes as formas físicas que tanto desejam.

Mas sabemos que os produtos anabolizantes (anabolizantes são drogas que ajudam na construção de tecidos orgânicos, como a massa muscular. Isso é importante em casos especiais, como, por exemplo, em alguns casos de pós-operatórios de cirurgias extensas ou em pessoas desnutridas) têm riscos para a saúde que podem ser evitados com atitudes naturais, com propostas mais equilibradas para a saúde do corpo.

Os anabolizantes podem apresentar os seguintes problemas:

Efeitos colaterais dos anabolizantes:
- Alteração do colesterol
- Aparecimento de espinhas
- Arritmia cardíaca
- Aumento da agressividade
- Aumento de pressão arterial
- Desenvolvimento de pêlos no corpo
- Sobrecarga no fígado, com lesões, algumas vezes, irreversíveis para este órgão

Comum aos homens:
- Câncer de próstata
- Ginecomastia (desenvolvimento de seios em homens)
- Inibição da produção de espermatozóides, podendo haver atrofia dos testículos em casos mais severos

Comum às mulheres:
- Engrossamento da voz
- Hipertrofia (aumento) do clitóris
- Involução das mamas

Entretanto, os suplementos alimentares complementam a necessidade nutricional de uma pessoa. As vitaminas e minerais também se encaixam nessa função. Além de suprirem os gastos energéticos de um trabalho físico intenso e o estresse da musculatura, os suplementos são usados também na área clínica e hospitalar. Isso, particularmente, para aqueles que têm atividade física intensa e que desejam o corpo "sarado", tão propagado pela mídia.

O desejável, porém, é que o processo de evolução não se restrinja ao corpo, ou ainda melhor, que não se inicie no corpo, mas na mente humana, admitindo, cada um, que a mente sadia gerará um corpo saudável, ainda que não seja esteticamente tão desejável como aquele que está na capa ou na contra-capa de uma revista famosa.

Para isso, a espiritualização da pessoa, levando-a a ter uma Vida mais respeitosa para consigo própria e para com o próximo é o mínimo que precisamos fazer.

Nenhum comentário: