Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Células Tronco: vamos aprender um pouquinho


As células-tronco do sangue do cordão umbilical são coletadas no momento do parto, enviadas para o laboratório de processamento e preparadas para o congelamento. Depois elas são acondicionadas em bolsas especiais que suportam baixas temperaturas.

As bolsas são levadas para a Câmara de Decaimento, de temperatura gradual, que permite o congelamento das células sem que as mesmas sofram danos. Uma vez congeladas, as bolsas são armazenadas em tanques de nitrogênio líquido a 196º C negativos.

Esses equipamentos são monitorados por sistemas informatizados de última geração, que executam a reposição automática do nitrogênio quando os níveis dos tanques atingem os limites mínimos permitidos, garantindo, assim, que o material estocado não sofra variação de temperatura.

As células-tronco do sangue do cordão umbilical, já são utilizadas hoje no tratamento de patologias com indicações de transplante de medula óssea como: neuroblastoma, linfomas, retinoblastoma, mielomas e alguns tipos de leucemia, entre outras. Os benefícios do uso das células-tronco obtidas no cordão umbilical são inúmeros. Entre eles, aqui estão alguns:

- As células são totalmente compatíveis com o indivíduo de quem elas foram colhidas.

- A coleta de células tronco do sangue do cordão umbilical não causa dor ou incômodo para a mãe ou para o bebê;

- Uma vez colhidas e congeladas, as células não sofrerão agressões ambientais como radiação, agentes químicos e contatos virais, estando assim protegidas e prontamente disponíveis para o uso;

- As células do sangue do cordão umbilical possuem “idade” do neonato. Sendo assim, são células com grande capacidade de regeneração e proliferação.

O MAIS IMPORTANTE: AS CÉLULAS TRONCO SÃO TOTALMENTE ÉTICAS!

Nenhum comentário: