Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Associação de ultra-sonografia e mamografia pode melhorar detecção do câncer de mama.



Um estudo publicado recentemente no Journal of the American Medical Association (Jama) demonstrou que a associação do exame de ultra-sonografia mamária à mamografia no rastreamento do câncer de mama permitiu aos médicos diagnosticarem precocemente um número maior de casos da doença, especialmente nas mulheres com mamas densas.

Para a realização do estudo, foram recrutadas cerca de 2.600 mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama, provenientes de 21 Centros Médicos de todo o mundo. Elas foram divididas em dois grupos: um que realizou apenas a mamografia e o outro que realizou a mamografia e a ultra-sonografia de mamas. Os resultados demonstraram que, no grupo que realizou apenas a mamografia, a acurácia do diagnóstico foi de 78%. Já no grupo no qual foi associado a ultra-sonografia de mamas, ela aumentou para 91%.

Um dos aspectos envolvidos nesse fato é que a eficácia diagnóstica da mamografia está muito associada à densidade da mama a ser examinada. Ou seja, sabe-se que quanto maior for a densidade da mama, menor será a eficácia da mamografia e vice-versa. Assim, o estudo mostra que associando-se a ultra-sonografia das mamas à mamografia, principalmente nas pacientes com mamas densas, observa-se maior efetividade no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Desta forma, podemos concluir que a mamografia continua sendo a principal ferramenta para o rastreamento do câncer de mama, pois é o melhor método para a detecção precoce de um dos tipos de câncer de mama, o carcinoma ductal in situ. Por outro lado, para as pacientes com mamas densas, a associação da ultra-sonografia à mamografia pode ser muito valiosa para o rastreamento do câncer de mama.

Fontes:
- Journal of the American Medical Association (Jama) - 13 de maio de 2008
- WebMD – 13 de maio de 2008
- Charles Bankhead, Medpage Today – 13 de maio de 2008
Autor: Dra. Marilia Chaves Vieira de Campos

Nenhum comentário: