Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Casos de dengue diminuem em toda São Paulo.


O número de casos de dengue na Cidade São Paulo em 2008 caiu, sem exceção, em todas as Subprefeituras. Algumas delas (Parelheiros e Perus) não registraram sequer um caso da doença. Mesmo com casos notificados, algumas Subprefeituras se destacam quando os números são comparados com os registrados em 2007.

A Penha, por exemplo, teve 210 casos da doença no ano passado, mas neste ano, até o momento, são apenas dois. A líder em registro de casos de dengue em 2007, a Subprefeitura Campo Limpo, teve apenas 13 notificações em 2008. Mesmo a Subprefeitura que neste ano vem apresentando o maior número de notificações, a de São Miguel Paulista, obteve uma redução de 31% em relação ao ano que passou (caindo de 45 para 31 casos).

O resultado positivo identificado em todas as 31 Subprefeituras da Cidade demonstra como foram acertadas as medidas adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde no combate ao vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti. Entre elas, a integração dos 5,7 mil agentes comunitários de saúde, do Programa Saúde da Família, ao trabalho diário de combate junto à população, complementando o trabalho realizado pelos 2,5 mil agentes de zoonoses.

Outra providência que favoreceu a redução das notificações de dengue foi o trabalho realizado em conjunto com as próprias Subprefeituras. As chamadas Operações Cata-Bagulho retiraram, entre janeiro e abril de 2008, 6,5 mil toneladas de entulho das ruas paulistanas, após 221 ações desse tipo.

Além da parceria com outras Secretarias, o Programa Municipal de Vigilância e Controle da Dengue estabeleceu acordos com diversas entidades da sociedade civil organizada, disponibilizando-se para realizar palestras e treinamentos, distribuindo material informativo e realizando ações conjuntas.

"O envolvimento da população é fundamental para o sucesso no controle da doença", avalia a coordenadora do Programa, Bronislawa de Castro. "Neste ano, podemos dizer que instituições, sindicatos e a população como um todo estiveram atentos aos hábitos de prevenção, não só em suas casas, mas também nas de seus vizinhos".

O último relatório epidemiológico mostra que, em toda a Cidade, ocorreram 187 casos de dengue até o dia 18 de junho. O número é 14 vezes menor que o registrado no mesmo período do ano de 2007, quando foram contabilizados 2.595 casos.

Contudo, as ações de prevenção para o segundo semestre e o verão de 2009 já começaram. Diariamente, os agentes estão nas ruas e as parcerias são ampliadas. Tudo para garantir que o número de casos de dengue seja cada vez menor em São Paulo.

fonte: PMSP

Nenhum comentário: