Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Ah,as rinites!


Rinite é um defeito de fabricação, com o qual vc precisará aprender a viver. E não adianta reclamar no departamento de produção, pois não há mais peças de reposição, já que a data de fabricação é relativamente antiga.

O clima seco e poluído favorece ao ressurgimento da rinite com seus sintomas característicos e nem tanto. Dores de cabeça, coceira nas narinas, na garganta, dor de garganta, pressões no ouvido, mal-estares, estado febril e outros sinais ou sintomas podem surgir a qualquer momento, sem qualquer aviso prévio.

A exposição a alguns fatores é fator predisponente para o ressurgimento da rinite, tais como: ingestão de sorvete, bebidas geladas, ambiente com pó, poeira ou bolor; perfumes marcantes, produtos de higiene com aroma marcante, alguns alimentos, alguns medicamentos, todos podem provocar a nova crise de rinite.

Difícil pernanecer o tempo todo sem ela, particularmente em determinadas épocas do ano. Não há como isolar-se em uma bolha que afaste todos os agentes causadores destas crises.

Mas as medidas básicas podem ser tomadas, como descrito anteriormente.

Aliás, as viroses - resfriados e gripes, às quais estamos sujeitos, em média 3 a 4 vezes por ano, também são fatores predisponentes. A vacina da gripe resolveria em parte, mas a expressão correta é, mesmo, resolveria, por não haver certeza de que quem receba a vacina irá ficar imunizado verdadeiramente.

Tenho assistido muito gente que toma a vacina ficar doente, algumas vezes, com muita intensidade, do aparelho respiratório. Então não aconteceu a proteção esperada.

O tratamento é prolongado, o paciente fica sujeito a recaídas, não há cura, somente controle com os cuidados devidos.

A acupuntura tem ajudado muito neste controle. A homeopatia também. Porém, nenhuma das duas promete cura. Seria leviandade prometer isto.

A rinite pode ficar sob controle décadas e depois voltar com toda a carga ou com carga parcial, na dependência de fatores não bem conhecidos pela ciência, ainda.

Há relações relativamente compreendidas entre a rinite e as dermatites (doenças alérgicas de pele): sabe-se que o tecido embrionário do aparelho respiratório e da pele são os mesmos - o que, talvez, justifique muitas pessoas terem rinite/dermatite alternada ou simultaneamente.

Nenhum comentário: