Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Consumo de refrigerantes aumenta o risco de síndrome metabólica

A prevalência de síndrome metabólica*, uma série de fatores de risco para problemas cardiovasculares, é maior entre adultos de meia idade que consomem regularmente refrigerantes, inclusive as bebidas livres de calorias, segundo estudo publicado hoje na revista Circulation.

Pesquisadores analisaram dados de pessoas com idade entre os 50 anos, livres de doenças cardiovasculares no início do estudo, e que foram avaliadas duas vezes entre 1998 e 2001.

Na primeira análise, as pessoas que consumiam um ou mais refrigerantes carbonatados por dia apresentavam 48% maior prevalência da síndrome, comparados com os que bebiam menos. Na segunda, eles tinham 44% maior risco, apresentando aumento de cada componente da síndrome, como hipertensão, colesterol alto e excesso de gordura abdominal.

*A Síndrome Metabólica (SM) é um transtorno complexo, caracterizada por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares, relacionados com resistência à insulina e obesidade abdominal. É importante assinalar a associação da SM com doença cardiovascular, aumentando a mortalidade geral em cerca de 2 vezes e a cardiovascular em 3 vezes.

As sociedades médicas sugerem alguns métodos para detecção dos indivíduos portadores de síndrome metabólica. O Consenso sobre SM (2004) sugeriu que os indivíduos portadores de três ou mais dos seguintes critérios devam ser considerados como portadores de síndrome metabólica:

Obesidade abdominal (visceral), medida ao nível médio do abdômem: cintura > 102 cm em homens e > 88 cm em mulheres;
Hipertrigliceridemia: > 150 mg/dL
HDL colesterol: < 40 mg/dL em homens e < 50 mg/dL em mulheres;
Hipertensão arterial sistêmica > 130/85 mmHg;
Glicemia de jejum: > 110 mg/dL (recentemente, a Associação Americana de Diabetes sugeriu que os valores de normalidade para glicemia de jejum fossem reduzidos para, no máximo, 99 mg/dL, sendo possível que esse critério seja adotado também para síndrome metabólica em um próximo consenso da ATP III).

Recentemente a International Diabetes Federation (IDF, www.idf.org, maio 2005), sugeriu como critérios:

Obesidade central cujos limites possa variar conforme a etnia. Assim para europeus sugeriu para medida da circunferência da cintura os valores de 94cm para homens e 80cm para mulheres, para asiáticos 90 e 80cm e para japoneses 85 e 90cm respectivamente homens e mulheres.
E dois ou mais dos seguintes critérios:

Hipertrigliceridemia: > 150 mg/dL ou estar em tratamento específico
HDL colesterol: < 40 mg/dL em homens e < 50 mg/dL em mulheres ou estar em tratamento específico;
Hipertensão arterial sistêmica > 130/85 mmHg ou tratamento de hipertensão diagnosticado previamente.
Glicemia de jejum > 100mg/dL ou diabetes tipo 2 diagnosticado previamente
Outros clínicos e laboratoriais tem sido associados à SM, síndrome de ovário policístico, acanthosis migrican, doença hepática gordurosa não alcóolica, microalbuminúria, estados pró-trombóticos, estados pró-inflamatórios e de disfunção endotelial.

Nenhum comentário: