Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Vamos falar sobre a saúde do Planeta?

Você certamente usa pilhas em algum aparelho eletrônico. As pilhas que você utiliza não devem ser jogadas no lixo comum, após seu uso. É necessário que elas tenham um fim diferente e há empresas que já estão colaborando com a eliminação mais adequada dessas fontes de energia que são muito utilizadas em nossa vida moderna.
As pilhas que vão para o aterro sanitário acabam contaminando o solo e que acabam prejudicando o meio ambiente.
As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Dentre esses metais os que apresentam maior risco à saúde são o chumbo, o mercúrio e o cádmio.
Uma maneira de reduzir o impacto ambiental do uso de pilhas e baterias é a substituição de produtos antigos por novos que propiciem um maior tempo de uso, como por exemplo o uso de pilhas alcalinas ou de baterias recarregáveis no lugar de pilhas comuns.
Mas a correta inutilização desses materiais certamente colaboram muito mais para proteger o meio ambiente.
Há uma lei que indica o tratamento especial para as pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, acima dos níveis estabelecidos pela mesma lei.
Elas devem ser entregues, após seu esgotamento energético, pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas indústrias.
A obrigatoriedade entrou em vigor a partir de 22 de julho de 2000.
É dos fabricantes a responsabilidade pelo tratamento final dos produtos que deverá ser ecologicamente correta e obedecer a legislação.
Mas é do consumidor a responsabilidade de vigiar e colaborar para poupar o Planeta de mais um fator agressivo. É nossa a responsabilidade.
Um lembrete: no início do século XXI, dizia-se que as pilhas comuns eram inócuas para o meio ambiente. Hoje já se pensa de modo bem diferente. Portanto, é melhor procurarmos onde descarregar nossas pilhas. A Drogaria São Paulo é uma das empresas que tem em cada uma de suas lojas um recepiente apropriado para recolher nossas pilhas usadas.
Mais algumas informações legais:
Classificação dos Resíduos (CONAMA - Cons. Nacional do Meio Ambiente)
CLASSE 1 - Resíduos Perigosos: são os que apresentam periculosidade ou uma das seguintes características - inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidade ou patogenicidade.
CLASSE 2 - Resíduos Não Inertes: são os que podem ter propriedades tais como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. Os resíduos domésticos são assim classificados.
CLASSE 3 - Resíduos Inertes: são aqueles que submetidos a um contato estático ou dinâmico com a água destilada ou desionizada, à temperatura ambiente, não têm nenhum de seus componentes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água.

Destino Final dos Resíduos Sólidos
Disposição a céu aberto (LIXÃO)
96% dessas 200.000 ton. de resíduos domésticos são lançadas diariamente no meio ambiente sem nenhum cuidado especial, ou seja, terão seu destino final em algum lixão. Isto acontece em 60% das cidades do país.A maioria dos municípios do Brasil possui áreas comprometidas por causa dessa prática. Sem nenhum controle sanitário ou ambiental o lixo acarreta graves problemas de saúde pública, relacionados com a proliferação de vetores de doenças.Segundo o Laboratório de Engª Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (UFV) de Minas Gerais, a má gestão destes resíduos é responsável por 65% das doenças no Brasil.

Aterro Sanitário (Resíduos de Classe II)O chamado aterro simples, a curto prazo, é o mais barato. Já o aterro sanitário, acompanhado do tratamento e reciclagem, é uma das mais corretas e lucrativas formas de se resolver o problema. Exige tratamento do chorume e monitoramento permanente.
Aterro Industrial (Resíduos de Classe I)- Maior exigência de controle ambiental- Capas impermeabilizantes mais fortes e seguras- Compartimentalização e dreno sentinela- Não pode emanar gases nem produzir chorume- Drenagem superficial da água

Resíduos Considerados Perigosos - Classe I
- Baterias de veículos- Embalagens de produtos tóxicos , corrosivos, inflamáveis e venenosos- Lâmpadas fluorescentes- Lixo de banheiro- Lixo hospitalar, odontológico, veterinário, farmacêutico, curativos e similares- Material radioativo- Restos de remédios: vencidos ou não- Pilhas e baterias

Nenhum comentário: